terça-feira, 14 de junho de 2011

A lei do telhado branco e o aquecimento global

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que determina que coberturas e telhados de edificações devem ser pintados de branco, num prazo de 180 dias. O projeto, de autoria do vereador Antonio Goulart (PMDB), foi baseado, segundo ele, na campanha One Degree Less (Um Grau a Menos, em inglês), divulgada pela ONG GBC Brasil. A entidade afirma que o uso de telhados brancos nos edifícios pode reduzir os efeitos do aquecimento global e o consumo de energia. A ONG se ancora em estudos do Lawrence Berkeley National Laboratory, vinculado à Universidade da Califórnia, que estimam que os telhados ocupam 25% da área de uma grande cidade e trazem o cálculo de que, a cada 100m2 de área branca, é compensada a emissão de 10 toneladas de CO2 por ano.

Considerando-se que a cidade de São Paulo tem uma área de 1.523 km2, os telhados ocupariam, segundo os cálculos acima, 381km2, podendo-se compensar, com o uso de coberturas brancas, cerca de 38 milhões de toneladas de gás carbônico ao ano.
Com base em informações fornecidas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (Abrafati), para pintar essa área de branco seriam necessários mais de 68 milhões de litros de tinta, volume equivalente a 10,5% de toda a tinta branca produzida pelo país em um ano. O Brasil produz 1,083 bilhão de litros de tinta por ano, dos quais 60% são de tinta branca.
De acordo com a Abrafati, uma lata de 18 litros é suficiente para pintar 100 m2 de telhado, superfície que requer tinta premium. Como o preço médio da lata de 18 litros gira em torno de R$ 100 na cidade de São Paulo, o custo para pintar todos os telhados da cidade chegará a R$ 380 milhões, sem considerar despesas com a mão de obra do serviço.

O impacto econômico de uma lei como essa é: primeiramente, haverá escassez de tinta branca, o que fará, naturalmente, que seus preços aumentem consideravelmente. Segundo, cada cidadão paulistano terá de arcar com os custos da pintura, que não é barata. Em terceiro lugar, os fabricantes de tintas verão seus lucros crescer bastante com a aprovação desta lei. Só este segmento da sociedade acabará ganhando com a medida. Até por isso, quem patrocina a campanha One Degree Less são os... fabricantes de tinta, como a Sherwin Williams e a Dow Chemical.

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