terça-feira, 21 de junho de 2011

Modelagem Matematica (contin.)




Quadro 1 – Etapas da criação de um modelo matemático
O modelo matemático é construído, geralmente, sob a forma de uma equação, inequação, sistema de equações ou de inequações. Ele também pode se apresentar sob a forma de gráfico, planta baixa de uma construção ou mapa.
O uso da modelagem matemática em sala de aula pode se constituir em um trabalho riquíssimo para os alunos à medida que oportuniza o contato com problemas reais, a partir dos quais se torna possível dar sentido aos conteúdos escolares ensinados, fornecendo subsídios para os estudantes avançarem nesses mesmos conteúdos. Dessa forma espera-se que a interação entre a realidade (aquilo que faz sentido para o aluno) e a matemática proporcione uma reflexão e uma melhor compreensão acerca do lugar e do papel sócio-cultural da Matemática.
Os conteúdos matemáticos possuem diferentes aplicabilidades e é necessário mostrar isso aos alunos como forma de tornar o ensino da Matemática mais interessante e significativo. Acredita-se que isso possa se tornar possível através da modelagem, pois ela proporciona o diálogo entre teoria e prática, o que oportuniza envolver os estudantes com temas de sua realidade e principalmente discuti-los, auxiliando na construção do cidadão e conseqüentemente da cidadania. A modelagem como estratégia de ensino vem ao encontro da nova visão de Educação Matemática, que valoriza, além de adquirir conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores, relacionando a Matemática com o mundo real.
A Modelagem Matemática enquanto método de ensino-aprendizagem pode ser utilizada em qualquer nível de ensino. Seu uso na educação possibilita romper a dicotomia que existe entre a Matemática ensinada nas escolas, que prima pelas regras e fórmulas, e aquela utilizada diariamente na compreensão e resolução de problemas cotidianos.
Outro fator positivo a ser observado durante o desenvolvimento dessa proposta é o fato dela proporcionar a interação entre os alunos, uma vez que o emprego da modelagem privilegia o trabalho em grupo. Isto faz com que os estudantes compreendam a importância da cooperação na solução dos problemas, aumentando assim a autoconfiança, estimulando o desenvolvimento da comunicação na linguagem matemática e estreitando os laços afetivos entre colegas. 





continuação da postagem de ontem Modelagem Matemática. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário