segunda-feira, 20 de junho de 2011

Modelagem Matemática

Um texto superinteressante, sobre como utilizamos a matemática para compreender e a cuidar do meio ambiente. Ele é meio longo, mas vale a pena ser lido.

Em busca de conhecer e compreender o ambiente no qual vive, o homem utilizou-se de sua curiosidade e de sua capacidade de pensar para desvendar a natureza e os seus fenômenos, tais como a chuva, o trovão, o frio, o vento, o furacão, entre outros. Na medida em que procurou esses conhecimentos, o homem foi criando e desenvolvendo a sua ciência.
Nesse contexto, a Matemática surgiu como uma ciência de grande importância, pois foi utilizada como ferramenta para melhor conhecer e descrever esses fenômenos. A ferramenta matemática, aliada à criatividade e ao raciocínio humano permitiu ao homem explorar seu meio ambiente, modelando-o para melhor conhecê-lo. Assim é possível concluir que a Modelagem Matemática não é uma novidade do mundo contemporâneo, pois tem sido feita desde a pré-história.
Presume-se que o uso sistemático de modelos matemáticos teve início nas duas últimas décadas do século XIX. Desde então é crescente o interesse mundial em trabalhar com modelagem, devido, principalmente, a situações problemas das indústrias. Dessa forma foi dada uma nova identidade à Matemática Aplicada, oportunizando campo de trabalho para matemáticos aplicados com habilidade em modelagem matemática. (BURAK, 1992).
No Brasil a modelagem começou a ser trabalhada na década de 80, com professores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área da Biomatemática. A partir de 1987 surgiram os primeiros trabalhos enfocando a modelagem como alternativa para o ensino de matemática.
A modelagem, além de ser uma estratégia de ensino é também uma metodologia de pesquisa que permite modelar e controlar diversas situações do cotidiano como, por exemplo, mecanismos que controlam a dinâmica de populações, problemas ligados à ecologia, genética, fisiologia, entre outros.
Nas palavras de Burak:
A Modelagem Matemática constitui-se em um conjunto de procedimentos cujo objetivo é construir um paralelo para tentar explicar, matematicamente, os fenômenos presentes no cotidiano do ser humano, ajudando-o a fazer predições e a tomar decisões. (1992, p. 62). 33 O termo modelagem nos remete à idéia de criação de modelos que expressem situações reais. Várias situações cotidianas podem ser modeladas matematicamente através de um conjunto de símbolos, expressões e relações, o que possibilita a análise e uma melhor compreensão da circunstância vivida. A reflexão acerca do modelo é que vai permitir ao indivíduo a escolha das estratégias de ação sobre a realidade. Desta forma, a Modelagem Matemática pode ser entendida como uma abordagem de um problema não matemático por meio da Matemática...
*Texto de Tiéle Ripplinge

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