terça-feira, 21 de junho de 2011

Modelagm Matemática( parte final)





Contudo, o trabalho de modelagem na educação básica resulta em um grande desafio, pois as instituições de ensino possuem uma estrutura bem definida de conteúdos pré-estabelecidos que necessitam ser cumpridos em determinado período de tempo. A modelagem pode ser um processo demorado, não dando tempo para que se cumpra todo o programa de conteúdos. Além disso, essa metodologia tem um caráter diferenciado uma vez que o papel do educador fica redefinido. Ele passa a ser o mediador entre o conhecimento matemático elaborado e o conhecimento do aluno, ou seja, o aluno é o centro do processo. 


A esse respeito Burak nos diz que 


“O papel do professor, no método da Modelagem, assume características diferentes do papel do professor na forma tradicional de ensino. Nessa proposta, o professor tem o papel de mediador da relação ensino aprendizagem isto é, orientador do trabalho, tirando as dúvidas, colocando novos pontos de vista com relação ao problema tratado e outros aspectos que permitam aos alunos pensarem sobre o assunto. (1992, p. 292-293).”


Dessa forma, trabalhar nessa perspectiva tende a ser desafiador para o professor. Primeiro, por quebrar com a educação tradicional, uma vez que o aluno passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem e o professor deixa de ser o detentor e transmissor do saber, passando a problematizador e condutor das atividades, adotando uma posição de participante no processo. Segundo, por exigir que o educador tenha, além de uma boa formação pedagógica, disposição para ler, pesquisar, aceite desafios e esteja interessado em mudar sua prática. 


Lançar mão dessa estratégia em sala de aula pode oportunizar a integração da Matemática com outras áreas do conhecimento. Pode ainda favorecer a abordagem de conteúdos não previstos para determinada série, uma vez que não existe rigidez na seqüência dos conteúdos, pois eles são determinados pelo problema ou conjunto de problemas propostos. Para que isso não se torne um obstáculo ao trabalho com modelagem, o professor deve realizar adaptações, sem com isso deixar de privilegiar a pesquisa e a criação de modelos.






Ufa, acabou esse assunto de modelagem matematica.


Só dando uma explicação, esse texto foi escrito voltado para o professor, mas nada impede d q os vocês leiam, pois é muito bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário